Estudo identifica Curitiba como o ecossistema de inovação de maior potencial do país

7/12/2020

Realizado pelo Startup Genome, o ranking Global Startup Ecosystem Report de 2020 destacou Curitiba entre os 100 ecossistemas mais promissores do mundo. A capital paranaense foi a única cidade brasileira a integrar a lista, se juntando à Bogotá (Colômbia), Buenos Aires (Argentina) e Santiago (Chile) na América do Sul.

O estudo, que observou mais de 140 locais ao redor do globo, é reconhecido como um dos mais completos sobre inovação. O levantamento leva em consideração quatro critérios principais: potencial de expansão do ecossistema; capacidade de captação de investimentos; desempenho; e disponibilidade de talentos locais. Ainda de acordo com o estudo, as empresas com base tecnológica na capital paranaense possuem um valor estimado em US$ 2,2 bilhões.

A relação entre Curitiba e os setores ligados à inovação e tecnologia têm se intensificado nos últimos anos. A cidade foi considerada a mais inteligente do Brasil na quarta edição do ranking Connected Smart Cities, realizado em 2018, e conquistou o terceiro lugar na edição de 2019 do mesmo estudo, que avalia o potencial de desenvolvimento tecnológico de municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes.

“Esses levantamentos são importantes para acompanharmos o desenvolvimento local e avaliarmos quais aspectos precisam ser melhorados, tanto do ponto de vista estrutural e de investimento nas empresas quanto comportamental e social”, obversa Ricardo Montanher, diretor da Horizons Telecom, especializada em telecomunicações e tecnologia da informação.

Fundada em 2010 em Curitiba, a Horizons tem acompanhado de perto o recente desenvolvimento tecnológico da capital paranaense. Para Montanher, o cenário positivo é também é impulsionado pela tradição local de apostar em soluções inovadoras e antecipar tendências. “Esse tipo de mentalidade contribui diretamente para a continuidade e sustentabilidade de novos negócios, promovendo inúmeros benefícios para as instituições e cidadãos locais”, acrescenta.


Sobre a Horizons Telecom – A Horizons Telecom é uma operadora de telecomunicações, provendo serviços de conectividade, Internet e telefonia, criada pelo empresário Haroldo Jacobovicz. Com redes de fibra óptica de alta confiabilidade e disponibilidade, a Horizons disponibiliza links dedicados, proporcionando comunicação rápida e segura. Esses e outros serviços da Horizons contam com o suporte técnico especializado 24 horas por dia, sete dias por semana. Atua nas cidades de Curitiba/PR e região metropolitana, Barueri/SP, São José dos Campos/SP, Osasco/SP, Mauá/SP, Santo André/SP e Taboão da Serra/SP. Mais informações: www.horizonstelecom.com.

[matérias relacionadas]

7/12/2020

‘Novo normal’ nos negócios exige resiliência e assertividade

O ‘novo normal’, provocado pela pandemia do novo coronavírus, além de impactar nos modelos de negócios e na dinâmica do mercado, promoveu mudanças estruturais nas empresas.

VER MATÉRIA COMPLETA
7/12/2020

ONU coloca Brasil entre as 20 nações com maior disponibilidade de serviços digitais oferecidos pelo governo

Uma pesquisa publicada recentemente pela Organização das Nações Unidas (ONU) colocou o Brasil entre as 20 nações com maior disponibilidade de serviços públicos oferecidos digitalmente pelo governo.

VER MATÉRIA COMPLETA