Futuro dos colaboradores de TI envolve maior responsabilidade e valorização profissional

12/5/20

Nos últimos anos, os profissionais de tecnologia têm sido cada vez mais encorajados com relação ao aprimoramento de habilidades de gestão e liderança. A valorização das chamadas soft skills, competências comportamentais que influenciam no desempenho corporativo, exige maior qualificação por parte do colaborador, ao mesmo tempo que oferece uma interessante contrapartida: maior valorização profissional.

“Nesse sentido, o mais importante é o valor agregado à função. Isto é, o profissional assume novas responsabilidades dentro da corporação, auxilia na qualificação e desenvolvimento de sua equipe, e por consequência obtém resultados tangíveis. Essa cadeia de produção é mais efetiva pois envolve os colaboradores de forma direta, contribuindo para o fortalecimento da cultura organizacional”, revela Ricardo Montanher, diretor da Horizons Telecom.

Ele esclarece que essa transição não ocorre apenas com a delegação de responsabilidades para o colaborador ou com a “mudança de nome da função”, mas com uma mentalidade de mercado diferenciada. “Funciona basicamente como uma retroalimentação. A empresa fornece estrutura e autonomia para o colaborador, que retribui com um trabalho que valoriza tanto o seu lado pessoal quanto profissional dentro da organização”, comenta.

Montanher explica ainda que essas mudanças tendem a equilibrar a relação entre colaborador e instituição, beneficiando a ambos no ambiente corporativo, principalmente com relação à motivação e pertencimento às marcas. De acordo com ele, essa mentalidade deve estimular a demanda futura do mercado por profissionais líderes de Cyber Security, Data Science, arquitetos de Cloud, entre outros.

Sobre a Horizons Telecom – A Horizons Telecom é uma operadora de telecomunicações, provendo serviços de conectividade, Internet e telefonia, criada pelo empresário Haroldo Jacobovicz. Com redes de fibra óptica de alta confiabilidade e disponibilidade, a Horizons disponibiliza links dedicados, proporcionando comunicação rápida e segura. Esses e outros serviços da Horizons contam com o suporte técnico especializado 24 horas por dia, sete dias por semana. Atua nas cidades de Curitiba/PR e região metropolitana, Barueri/SP, São José dos Campos/SP, Osasco/SP, Mauá/SP, Santo André/SP e Taboão da Serra/SP. Mais informações: www.horizonstelecom.com.

[matérias relacionadas]

17/5/2021

Mercado de aplicativos deve movimentar até US$ 139,1 bilhões nos próximos anos

Novos hábitos do consumidor encorajam empresas a investir no segmento Uma das empresas mais influentes do mercado de tecnologia, a App Annie divulgou um estudo no ano passado que estima grandes avanços econômicos para o setor de aplicativos nos próximos anos. A previsão é de que até 2021, o setor movimente US$ 139,1 bilhões, […]

VER MATÉRIA COMPLETA
17/5/2021

Soft Skills: as habilidades fundamentais dos profissionais do futuro

Em um mundo cada vez mais competitivo e dinâmico, algumas características profissionais podem ser determinantes para construir uma carreira mais sólida e eficiente. Nos setores mais estratégicos, têm sido comum exigir dos gestores, além do domínio técnico básico, competências complementares, caso das Soft Skills. Para compreender melhor o termo, precisamos fazer uma distinção básica […]

VER MATÉRIA COMPLETA