Investimento estratégico em tecnologia: da novidade à necessidade

23/7/20

Segundo o estudo “Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendência 2019”, realizado em parceria entre a Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES) e a International Data Corporation (IDC), os investimentos em Tecnologia da Informação no Brasil cresceram 9,8% em 2018, mais do que o dobro registrado anteriormente, de 4,5% no ano de 2017.

O levantamento, que posiciona o Brasil no 9º lugar no ranking mundial de investimentos em TI, além de revelar uma forte tendência do mercado interno para aportes no segmento, destaca a importância e necessidade de modernização das empresas. O processo, visto como inevitável pelas mudanças dos últimos anos, deve ainda permitir a maior eficiência das instituições, contribuindo ainda para um custo menor das operações.

“Quando falamos de investimentos em tecnologia, estão inclusos também novos métodos e dinâmicas de trabalho, além de treinamento especializado para que os profissionais possam desempenhar melhor os seus serviços nos novos cenários”, avalia Ricardo Montanher, diretor da Horizons Telecom, especializada em telecomunicações, internet e tecnologia da informação.

Ele explica ainda que, além da aquisição de hardwares e softwares eficientes, é necessário apostar em uma modernização institucional de forma holística, processo que envolve todos os setores da instituição. “O investimento em tecnologia deve incluir diversas áreas, desde o atendimento ao pós-venda. Esse planejamento pode ser dividido em etapas, mas é importante pensar no processo como um todo”, complementa.

Atualmente, a maioria das opções no mercado possuem foco na automatização dos processos, a exemplo de ferramentas de gerenciamento de pagamentos, gestão de projetos e processos contábeis, programas para otimização da comunicação interna e externa, entre outros. “Não existe uma receita pronta, já que as empresas possuem necessidades distintas. Por isso, é preciso pensar estrategicamente essas mudanças em função dos resultados e segurança que esses dispositivos podem agregar”, conclui.

Sobre a Horizons Telecom – A Horizons Telecom é uma operadora de telecomunicações, provendo serviços de conectividade, Internet e telefonia, criada pelo empresário Haroldo Jacobovicz. Com redes de fibra óptica de alta confiabilidade e disponibilidade, a Horizons disponibiliza links dedicados, proporcionando comunicação rápida e segura. Esses e outros serviços da Horizons contam com o suporte técnico especializado 24 horas por dia, sete dias por semana. Atua nas cidades de Curitiba/PR e região metropolitana, Barueri/SP, São José dos Campos/SP, Osasco/SP, Mauá/SP, Santo André/SP e Taboão da Serra/SP. Mais informações: www.horizonstelecom.com.

[matérias relacionadas]

17/5/2021

Mercado de aplicativos deve movimentar até US$ 139,1 bilhões nos próximos anos

Novos hábitos do consumidor encorajam empresas a investir no segmento Uma das empresas mais influentes do mercado de tecnologia, a App Annie divulgou um estudo no ano passado que estima grandes avanços econômicos para o setor de aplicativos nos próximos anos. A previsão é de que até 2021, o setor movimente US$ 139,1 bilhões, […]

VER MATÉRIA COMPLETA
17/5/2021

Soft Skills: as habilidades fundamentais dos profissionais do futuro

Em um mundo cada vez mais competitivo e dinâmico, algumas características profissionais podem ser determinantes para construir uma carreira mais sólida e eficiente. Nos setores mais estratégicos, têm sido comum exigir dos gestores, além do domínio técnico básico, competências complementares, caso das Soft Skills. Para compreender melhor o termo, precisamos fazer uma distinção básica […]

VER MATÉRIA COMPLETA