‘Novo normal’ nos negócios exige resiliência e assertividade

29/10/20

O ‘novo normal’, provocado pela pandemia do novo coronavírus, além de impactar nos modelos de negócios e na dinâmica do mercado, promoveu mudanças estruturais nas empresas. As alterações, somadas à aceleração digital impulsionada pelo momento, modificou também o modo de atuar de diversos setores, demandando assertividade, agilidade e decisões institucionais cada vez mais estratégicas.

“No cenário atual, as soluções tecnológicas se mostraram ainda mais importantes para a continuidade dos negócios, já que diversas empresas tiveram que se adaptar a novos contextos operacionais, estruturais ou de gestão”, aponta Ricardo Montanher, diretor da Horizons Telecom, especializada em telecomunicações e tecnologia da informação.

Tais tendências também foram destacas em um levantamento recente realizado durante o prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI, produzido anualmente pela IT Mídia, em parceria com a PwC. De acordo com a pesquisa, 54% dos Chiefs Information Officer (CIO’s) entrevistados confirmaram que a crise provocada pela Covid-19 aumentou a demanda por projetos de inovação, enquanto 34% reafirmaram a necessidade de acelerar a transformação digital nas empresas para readaptar alguns modelos de negócio.

O momento de adaptação tem estimulado, por exemplo, investimentos em sistemas automatizados de forma geral, ferramentas para medir engajamento dos clientes e colaboradores, indicadores de produtividade, planejamento de planos de contingência mais elaborados, aquisição de softwares seguros para reuniões remotas, serviços de VPN corporativa para maior proteção dos dados, entre outros.

“É importante que as empresas atualizem suas estruturas de TI para enxugar custos e garantir os melhores resultados a médio e longo prazo. Além de agregar valor à instituição e otimizar a execução das atividades, os investimentos também contribuem para um ambiente de trabalho mais eficiente, refletindo em uma melhor experiência para o consumidor final”, observa Montanher.

Ainda que algumas incertezas provocadas pela crise permaneçam, a nova realidade é um imperativo no mundo dos negócios. Se por um lado o momento exige resiliência por conta dos desafios e das adaptações, o cenário também pode proporcionar grandes oportunidades para aqueles que atenderem, cada vez mais cedo, às exigências do ‘novo normal’.

Sobre a Horizons Telecom – A Horizons Telecom é uma operadora de telecomunicações, provendo serviços de conectividade, Internet e telefonia, criada pelo empresário Haroldo Jacobovicz. Com redes de fibra óptica de alta confiabilidade e disponibilidade, a Horizons disponibiliza links dedicados, proporcionando comunicação rápida e segura. Esses e outros serviços da Horizons contam com o suporte técnico especializado 24 horas por dia, sete dias por semana. Atua nas cidades de Curitiba/PR e região metropolitana, Barueri/SP, São José dos Campos/SP, Osasco/SP, Mauá/SP, Santo André/SP e Taboão da Serra/SP. Mais informações: www.horizonstelecom.com.

[matérias relacionadas]

17/5/2021

Mercado de aplicativos deve movimentar até US$ 139,1 bilhões nos próximos anos

Novos hábitos do consumidor encorajam empresas a investir no segmento Uma das empresas mais influentes do mercado de tecnologia, a App Annie divulgou um estudo no ano passado que estima grandes avanços econômicos para o setor de aplicativos nos próximos anos. A previsão é de que até 2021, o setor movimente US$ 139,1 bilhões, […]

VER MATÉRIA COMPLETA
17/5/2021

Soft Skills: as habilidades fundamentais dos profissionais do futuro

Em um mundo cada vez mais competitivo e dinâmico, algumas características profissionais podem ser determinantes para construir uma carreira mais sólida e eficiente. Nos setores mais estratégicos, têm sido comum exigir dos gestores, além do domínio técnico básico, competências complementares, caso das Soft Skills. Para compreender melhor o termo, precisamos fazer uma distinção básica […]

VER MATÉRIA COMPLETA